Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Paepalanthus scytophyllus Ruhland DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-10-2011

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

?Paepalanthus scytophyllus tem citação de ocorrêncianos Estados de Goiás e Minas Gerais, sem registro de coleta e EOO.É mencionada a ocorrência de subpopulações na Serra de Congonhas, em Minas Gerais e umregistro em Jaboticatubas (MG). Considerada "Deficiente de dados" (DD) paraavaliação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Actinocephalus scytophyllus (Ruhland) F.N.Costa;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Paepalanthus scytophyllus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre no bioma Cerrado, nos Estados de Goias e Minas Gerais (Giulietti et al., 2010). Segundo Biodiversitas (2005) a espécie ocorre apenas em algumas serras de Congonhas do Norte de difícil acesso, com o tamanho populacional reduzido e restrito a uma altitude mínima de 1.100 m.

Ecologia

As Eriocaulaceae constituem a comunidade herbácea dominante nos Campos Rupestres, crescendo principalmente nos solos arenosos, juntamente com Gramineae, Cyperaceae e Xyridaceae (Menezes; Giulietti, 1986 apud Scatena; Rocha, 1995). A maioria das espécies ocorre em solos arenosos úmidos ou secos, de pH ácido. A família é caracterizada pelo hábito em roseta (morfologicamente) de onde partem escapos, portando inflorescências do tipo capítulo, talvez a característica mais importante da família (Bosqueiro, 2000). Segundo Giulietti; Hensold (1990) as inflorescências de Eriocaulaceae são monóicas, constituídas por pequenas flores díclinas.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes A Biodiversitas (2005) considera como ameaças para a espécie: degradação do habitat, declínio das condições ambientais ótimas e o endemismo extremo.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Criticamente em perigo" (CR) pelo Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de 2008 (MMA, 2008).

Referências

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- SCATENA, V. L.; ROCHA, C. L. M. Anatomia dos Órgãos Vegetativos e do Escapo Floral de Leiothrix crassifolia (Bong.) Ruhl., Eriocaulaceae, da Serra do Cipó - MG. Acta Botânica Brasílica, v. 9, n. 2, p. 195-211, 1995.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Paepalanthus scytophyllus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paepalanthus scytophyllus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/10/2011 - 17:37:18